segunda-feira, 17 de novembro de 2014

EX-COLABORADORA DA CULTURA SOBRALENSE E PRIMEIRA DAMA IZOLDA CELA DEBATEM SOBRE AÇÃO DO MPE EM SOBRAL

Por ter sido colaboradora por um bom tempo na área da cultura é que sei exatamente o que estou afirmando. Para bom entendedor meias palavras bastam... como diria seu esposo (Veveu Arruda)


A notícia de que o Ministério Público Estadual estaria investigando desvio de dinheiro da pasta da Cultura sobralense, fato ocorrido na semana passada, levou uma das ex-colaboradora da Casa da Cultura Siomar Ziegler e Primeira Dama do Município e futura vice-governadora do Ceará Izolda Cela a um diálogo entre defesa e acusação da Cultura de Sobral. Siomar Ziegler comentou em sua página no facebook que “E as políticas culturais do município pobres, pobres, pobres... na miséria total e abandono!”. 

Em um trecho do diálogo Siomar Ziegler chega a perguntar: “O que fizeram com o nosso plano municipal de cultura que levou tempo e dinheiro público para elaborá-lo? Por que tanto dinheiro gasto com Carnabral, uma festa particular, e nada é feito na cultura? E outros tantos exemplos... Que política patética é esta que dizem fazer na ECOA e que não tem nenhum diálogo com a comunidade e artistas? Tudo feito e realizado e decidido entre quatro paredes pelos gestores das pastas? Onde estão os processos de licitação, editais? Uma vergonha é o que se transformou a cultura de Sobral que um dia, um dia longínquo, foi referência no Estado!”

A indagação feita pela ex-colaboradora da cultura sobralense, foi respondida pela a Primeira-Dama do Município Izolda Cela que disse não entender as colocações feitas por Siomar. “Não entendi a relação entre a crítica à política cultural do município e esta matéria que você compartilha. Duas coisas: acho as críticas e proposições importantes, especialmente quando visam melhorar as políticas públicas. A outra coisa é o cuidado que se deve ter na acusação e julgamento de outros. Acontece (e nós já temos visto este filme) de acusações e medidas arbitrárias contra pessoas inocentes por parte de quem representa instâncias da justiça. É, no mínimo, prudente, esperar o trâmite do processo para saber de que "desvio de recurso público" se trata. Defendo que qualquer suspeita de desvio ou outro tipo de irregularidade com recurso público deve ser apurada com rigor e isenção. Condição imprescindível!”, disse Izolda Cela.

A resposta veio de imediato, “Cara senhora, Izolda Cela todo respeito que lhe tenho, mas ‘o pior cego é aquele que não quer enxergar’. Por ter sido colaboradora por um bom tempo na área da cultura é que sei exatamente o que estou afirmando. Para bom entendedor meias palavras bastam... como diria seu esposo (Veveu Arruda): é saber ler nas entrelinhas... Enfim, a cultura vive hoje sua pior gestão. Mas ela vem piorando desde gestões anteriores que tem sido equivocada ou "de fachada". A matéria só afirma que muita coisa anda errada. Somos seres críticos e inteligentes o bastante para não nos deixarmos manipular e sabermos separar o joio do trigo. Não no que se refere ao "bem" ou "mal". mas no que toca o uso e abuso do poder ou simplesmente a vontade de contribuir com uma qualidade de vida melhor. E não é o que está acontecendo na Cultura de Sobral. Não há uma política cultural que fundamente uma real ação nas bases para um desenvolvimento cultural que deve estar alicerçada na difusão, produção e formação das diversas linguagens”. Disse Siomar.

Noutro trecho do que foi postado Siomar chama a atenção para a falta de diálogo na área da Cultura de Sobral. “Não há diálogo, não há medidas e ações para a implantação de um sistema de cultura - inclusive a cultura já foi notificada várias vezes pela OAB e está prestes de ser pelo Ministério Público - não há editais para contratações e convênios, e muita "coisa" rola nos meios de produções de eventos que só beneficiam amigos dos "reis". Não quero mesmo discutir aqui com a senhora sobre as tantas coisas que presenciei. Um dia, talvez, possamos sentar e então trocamos ideias e eu possa então, falar a Senhora com propriedade todas as coisas que vivenciei e continuo vendo acontecerem na Secretaria da Cultura. Espero que realmente sejam apuradas as irregularidades e que a SECULT Sobral comece a ser de fato uma secretaria que programe as políticas culturais no Município. Porque sabemos que as transformações sociais são culturais - até a educação!”, finaliza Siomar.
FONTE: WILSON GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário