quinta-feira, 21 de agosto de 2014

MORCEGOS EM AÇÃO

Somos um blog de política, mas temos que abrir espaço para grandes cidadãos como este texto fala.

A deficiência visual é vista como uma das deficiências mais graves. Muitas vezes, familiares com deficiência visual sofrem rejeição ou super-proteção. Muitas famílias escondem crianças cegas em casa e negam o acesso ao estudo e o contato social. Não é comum vermos pessoas cegas andando sozinha pela cidade usando a bengala branca, símbolo da liberdade das pessoas cegas. No entanto, quando lhes é possibilitado o devido acesso à educação e ao convívio social desde cedo, estas pessoas conseguem desenvolver-se normalmente e serem inseridos na sociedade com igualdade de oportunidades, constituindo família e chegando a ocupar posições estratégicas no desenvolvimento da sociedade. No mundo todo, tem muitas pessoas com deficiência visual levando uma vida normal como advogados, professores, programadores de computador e funcionários de todas as áreas.

Mas para que tudo isto seja possível, não basta apenas boa vontade. É preciso oferecer apoio e orientação especializada a estes indivíduos, e, principalmente, a suas famílias para que não precisem envergonhar-se de mostrar um filho despreparado, e tenham um dia, o orgulho de que estes filhos ou parentes, consigam desenvolver-se até mais do que eles. É necessário mudar a vida de nossos deficientes visuais e desconstruir o mito do "coitadinho”, criando oportunidades para a autonomia, o desenvolvimento e a participação de pessoas com deficiência visual em todas as áreas da sociedade.

Neste sentido, a professora alemã Anja Pfaffenzeller, cega desde o nascimento, veio para Sobral com o intuito de abrir uma escola preparatória para cegos, trazendo sua experiência de trabalho e estudo, em vários países do mundo como Áustria e Itália, sendo o mais recente, um curso de gestão de projetos inclusivos com um ano de duração na Índia, para preparar-se para o desenvolvimento deste projeto ambicioso que pretende levar os cegos de nosso estado a elevados níveis de conhecimento, autonomia e
inclusão internacional.

Com o projeto intitulado MORCEGOS EM AÇÃO, já atende crianças e adolescentes com deficiência visual em casa ou nas escolas e colabora com o município dando capacitação de professores. Para um trabalho mais eficiente, Anja pretende abrir sua escola preparatória no início de 2014. O objetivo da escola preparatória é mudar a vida de pessoas com deficiência visual e a percepção sobre elas. Seu propósito é o
de educar crianças com deficiência visual com os métodos necessários para uma vida independente e a inclusão na escola, na família e na sociedade. Junto com as crianças, vamos aos poucos demonstrar que uma deficiência visual não é incapacidade. Nosso sonho é o de que um dia, possamos ver muitas bengalas brancas andando pela cidade.

Você que quer conhecer um pouco mais sobre este projeto, ou que conhece famílias de pessoas cegas ou com baixa visão, ou mesmo pessoas que gostariam de participar colaborando com este projeto, seja com um trabalho voluntário ou com algum tipo de doação, ajude-nos a divulgar esta iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário